A Revista Brasileira de Tecnologias Ambientais e Sanitárias (REBTAS) surge do amplo desejo de disseminação do conhecimento sobre as tecnologias aplicadas ao meio ambiente e às atividades sanitárias. A mesma faz parte do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Estadual da Paraíba, na qual é editada.
A REBTAS possui uma abordagem multidisciplinar caracterizando-se por análise de temas relacionados às grandes áreas da Engenharia Ambiental e Engenharia Sanitária. Dentro desse amplo universo podem-se destacar estudos voltados as seguintes áreas:
- Coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos;
- Sistemas de coleta, transporte, reservação e tratamento de água;
- Sistemas de coleta, transporte, reservação e tratamento de efluentes;
- Recursos hídricos;
- Gestão ambiental;
- Conforto ambiental;
- Educação Ambiental;
- Eficiência energética;
- Modelagem de sistemas ambientais;
- Poluição do ar, água e solo;
- Poluição Marinha;
- Sistemas alternativos de tratamentos de água e efluente;
- Escoamento superficial e erosão de solos;
- Biorremediação do solo e da água;
- Indução a filtração e infiltração de água/efluente em solos;
- Aproveitamento de resíduos industriais e culturais na remoção de contaminantes;
- Outras áreas.
Sendo uma revista eletrônica e de caráter gratuito, a REBTAS oferece artigos científicos no universo citado, examinando questões atuais e de inovação, caracterizados pelo senso crítico de modo a aprofundar o conhecimento sobre o tema em questão, permitindo a sociedade e comunidade científica uma visão holística dos problemas atuais e até mesmo realizando prognósticos.
Os artigos publicados na REBTAS podem ser de autores nacionais e internacionais abordando os temas em sua localidade. Os mesmos poderão ser escritos em Português, Inglês e Espanhol.